segunda-feira, 18 de agosto de 2014

CRÍTICAS CONSTRUTIVA X CRÍTICAS DESTRUTIVAS


Entenda a diferença de crítica construtiva e critica destrutiva:


 A crítica pode ser positiva ou negativa, depende do ponto de vista de quem a faz, mas infelizmente muitos críticam sem saber o que fazem, sem terem noção de que o mal uso da crítica pode prejudicar ao próximo e muitas vezes a si mesmo.
 Então resolvi fazer um artigo que pudesse ajuda a esclarecer um pouco, sobre críticas, qual a sua função e o seu efeito.

*Críticas Construtivas: Tende discernir a melhorar o valor das coisas e das pessoas,dar algum exemplo, orientação, sugestão.

(Significado de discernir:  entender, compreender, diferenciar, distinguir, ajuizar, avaliar, calcular, considerar, medir, ponderar, raciocinar, supor, apreciar, admirar, contemplar, contrastar, críticar, estimar, prezar, qualificar).

*Críticas Destrutivas: Tende a deturpar a imagem ou reputação das coisas e das pessoas, ao invés de colaborar é ofensivo e afrontoso.

(Significado de deturpar:  alterar, desfigurar, falsificar, achavascar, achamboar, atamancar, corromper, enlodar, macular, ,manchar, sujar, adulterar, contagiar, contaminar, danar, decompor, degenerar, depravar, desmoralizar).

 As pessoas que praticam a crítica construtiva é educada, sua intenção é ajudar ao próximo, orientando e dando dicas de como melhorar ou aperfeiçoar as coisa e as pessoas, ao contrário das pessoa que praticam a crítica destrutiva, esses querem apenas aparecer, são pessoas fúteis que precisam se autoafirmarem, alimentando seu próprio ego, e assim depreciando o trabalho do próximo.


 Não estou afirmando aqui que todos aqueles que fazem uma crítica destrutiva seja mal caratér, alguns a fazem sem saberem do que estão falando, por isso sempre é muito bom analisar e pensar antes de falar, porque além de humilhar e constranger as pessoas podem até mesmo causar a destruição moral e psíquica na vida das pessoas.


Conclusão: Não saia por aí falando daquilo que você não sabe ou não tem conhecimento, e cuidado sempre ao fazerem uma crítica, pensem que elas podem mudar a vida de uma pessoa, um rumo de uma empresa, drásticamente se você nao souber sobre o que está falando.Porém se sua crítica é para construir, ajudar, colaborar, fale a vontade e mude o mundo e as pessoas a sua volta, que isso fará um bem enorme para você também.
Postar um comentário